quinta-feira, 23 de agosto de 2012

São Paulo: TV analógica será desligada em 2015


O governo federal já marcou o primeiro apagão da TV analógica brasileira. Será em março de 2015, quando todos os transmissores analógicos das emissoras abertas da Grande São Paulo deverão ser desligados. Nos 39 municípios da região, ficarão operando apenas os transmissores digitais.
O apagão da TV analógica (também chamado de “switch off”) está previsto no decreto que instituiu a TV digital no Brasil, em 2006. O decreto prevê que, em 2016, todos os transmissores analógicos do país serão desligados.
Mas isso não ocorrerá, anunciaram ontem o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações (Minicom), Genildo Lins, e diretora de de outorgas do Minicom, Patrícia Ávila, na abertura do Congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão.
O Ministério das Comunicações, decidiu por uma transição escalonada, acelerar o apagão analógico nas regiões em que a TV digital está mais evoluída.
Ao invés de todos os transmissores serem desligados em 2016, haverá antecipação em algumas grandes cidades e postergamento em pequenas, onde há também menor demanda por telefonia e internet.
Depois da Grande São Paulo, o governo pretende também promover o apagão analógico, ao longo de 2015, em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e, no final do ano, em todas as capitais do Nordeste.
Em 2016, está previsto o desligamento dos transmissores analógicos das capitais do Centro-Oeste e do Norte e em todo o interior do Estado de São Paulo.
Outros 3.000 municípios brasileiros só terão apagão depois de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário